quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Simples/Complexo

Tenho pensado muito, muito mesmo, em Deus. Pensado em Javé, em seus "porquês", em suas motivações, posso dizer que até em seus sonhos. Muito estranho parar para pensar assim e, além de um exercício mental, ter-se a impressão de que se caminha de lugar qualquer para lugar algum em meio a tantos pensamentos.

Muito confuso até agora? Também acho! E essa foi a única conclusão a qual eu pude chegar até agora. Que Deus é...

(Atento para o seguinte. Se você quiser ser prático, pule para o trecho indicado logo mais abaixo no texto. Se estiver afim de uma boa conversa, continue pelo fluxo destas linhas).



...Simples. Afinal, Deus escancara a sua existência, e mais, a sua presença, através de passagens tão simples de nossas vidas. Um sorriso, um abraço "de" amor, comida feita com carinho, ver o sol nascer, ver o sol se pôr, ver a chuva cair, ver uma folha cair... Quem não "para" um pouco sua vida para observar, talvez que nem possa ver... e talvez por isso não consigam crêr.

...Complexo. É um Deus que não se faz entender facilmente. Ouso dizer, que é um Deus que não se faz entender mesmo! Você pode me perguntar, "Mas e a bíblia? Não seriam claras palavras de Deus para os homens?". No meu entender, não. Se assim fosse, não haveriam "n" diferentes interpretações do livro e, consequentemente, "n" igrejas, seitas e demais.

No meu entender, a bíblia é um livro que continua sendo escrito pelas mãos de Deus. Nossa salvação é um processo gradual, pois Javé sabe que "ninguém que bebeu do vinho velho quer já do novo, porque diz: O vinho velho é melhor" (Lucas 5, 39). Em tempo, acredito sim nos períodos em que o movimento gradual de nossas vidas é quebrado, por conta de motivações oportunas. Mas este assunto vai ficar para um outro dia.

Para encerrar este assunto, gostaria de esclarecer outro incentivo que tenho para acreditar que a bíblia não se encerra no último verso do livro do apocalipse. Em João 13, 34 ("Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros.") a palavra se renova, e assim acontece até hoje. Para exemplo, nada me tira da cabeça o seguinte verso não ser bíblico:

"Só se vê bem com os olhos do coração, o essencial é invisivel aos olhos". Pelas mãos de Antoine de Saint-Exupéry (infelizmente não me recordo em qual versículo e capítulo).



(É aqui que eu gostaria de ter um pouco da sua atenção e concentração).

Caro leitor..
Cara leitora..

Deus é simples! Se demore um pouco ao contemplar o simples gesto que é sorriso de um amigo, e ali você estará diante de Deus.

NOTA: para funcionar, tem de ser um amigo de verdade! Aquele que, estando feliz, também te deixa sinceramente feliz!

Deus é complexo! Ele é extremamente complexo, mas, em um só ponto específico. Deus é complexo no seu entendimento. Sabe porque?

"Só quem segue sem entender, entende o que é confiar..."



2 comentários:

  1. Simples e Complexo, Perfeito!
    Mesmo sem entender tenho seguido, e suas palavras sempre me incentivam a continuar a caminhada! Obrigada por existir em minha vida!

    ResponderExcluir
  2. Deus é simples...
    Ele é o que é, o que era e o que há de vir.

    Ele é o criador, o amigo fiel de todas as horas, está ao seu lado em todo o tempo esperando um pouco de atenção.
    Não precisamos de rodeios para falar com Deus, basta sermos realmente sinceros.

    Palavras diretas, somos nós quem complicamos a relação...
    Continue pensando que faz bem....

    E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. Jeremias 29:13

    ResponderExcluir